terça-feira, 14 de agosto de 2007

deixando seu pc uma bala


Você poderá utilizar esta dica para aumentar a velocidade em que os menus são renderizados e mostrados na tela do Windows XP.

•1. Clique em INICIAR, depois clique em Painel de Controle;
•2. Clique no link Desempenho e Manutenção, e depois clique no ícone de sistema;
•3. Clique na aba Avançado e, sob a seção Desempenho, clique no botão Configurações;
•4. Desmarque o item Esmaecer ou Deslizar Menus para Exibição, e em seguida dê um clique no botão OK;
Agora, quando você abrir um menu expansível, ele se expandirá sem nenhum atraso.

Nessa mesma janela, denominada Opções de Desempenho, você pode mexer com outros itens, que também afetam a velocidade em que janelas, menus e outros componentes são renderizados na tela. Você sempre tem que levar em conta o balanço entre efeitos visuais especiais do Windows XP, que comem um pouco mais de recursos mas embelezam a tela do sistema, e o tempo de processamento e velocidade final dos efeitos desejados.
--------------------------//--------------------------

Como verificar erros no disco rígido no Windows XP e 2000

Você usa o Windows XP, ou o Windows 2000, e quer verificar se há erros em seu
disco rígido. Não adianta procurar pelo ScanDisk, o utilitário que faz essa
tarefa no Windows 9x e no Windows Me. Ele não existe no XP ou no 2000. Em seu lugar, entrou o CheckDisk (Chkdsk. exe), que normalmente fica no subdiretório
c:\windows\system32, no Windows XP, ou c:\winnt\sys tem32, no 2000.

Você pode acionar esse programa pela janela Executar. Basta digitar lá o comando chkdsk x: /f. Aqui, x indica a letra do drive e /f a opção para que os erros encontrados no disco sejam convertidos em arquivos. A operação vai ser realizada no Command Prompt, a janela que emula o DOS.

Outra forma de pôr o CheckDisk para trabalhar é ir à janela Meu Computador ou ao Windows Explorer e, lá, clicar no drive desejado com o botão direito e escolher Propriedades. Na tela que se abre, passe à orelha Ferramentas e clique no botão Verificar Agora. Aparece outra janela, Verificar Disco. Nela, você pode marcar duas opções:

•1. "Corrigir Erros do Sistema de Arquivos Automaticamente", e
•2. "Procurar Setores Defeituosos e Tentar Recuperá-los"

Em qualquer dos dois caminhos — o Command Prompt ou as propriedades do drive — a verificação de um drive, com a opção /f (equivalente a Corrigir Erros do Sistema de Arquivos), em boa parte dos casos não é aceita pelo programa, que precisa ter acesso exclusivo à unidade. Nesse caso, o sistema operacional oferece ao usuário a opção de agendar a verificação do disco para o próximo reinício do computador

Como deixar a inicialização mais rápida

Essa dica muitos já conhecem outros nunca viram. Na verdade o que faremos aqui é tirar alguns programas do systray que são aqueles programinhas que fica ao lado do relógio, como: ICQ, MSN Messenger, Real Player, Quick Time, etc.

Vá em INICIAR/EXECUTAR
digite msconfig na janela que abrir.
Na proxima janela que abrir repare lá em cima as abas:
[Geral][Config.sys][Autoexec.bat][System.ini][Win.ini][ Iniciar ]
Clique em Iniciar, vai aparecer uma lista de programas e os marcados são os que estão iniciando junto ao Windows.
Recomendação:
•Veja se o caminho do programa que deseja retirar está certo
•Atente para não retirar esses: ScanRegistry, TaskMonitor, LoadPowerProfile, Critical Update, Tweak UI, anti-vírus (NAV, AVG, MCAfee) e firewall (NIS, Zone Alarm).

Retire apenas aqueles desnecessários que as vezes você nem usa mais.

Ajuda também não colocar imagens muito pesadas no desktop e tirar a proteção de tela pode ajudar no bom funcionamento do Windows.
¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨ ¨¨¨
Integridade dos Arquivos.

Usando o comando "sfc" (sem aspas) para verificar a integridade dos arquivos do sistema operacional, para restaurá-los se estiverem corrompidos e para extrair arquivos compactados (como drivers) dos discos de instalação.

O Verificador de arquivos do sistema pode fazer um backup dos arquivos existentes antes da restauração dos arquivos originais. Você pode também personalizar os critérios de pesquisa com base na extensão do arquivo e da pasta.

Vá em INICIAR/EXECUTAR
digite sfc na janela que abrir.

Na proxima janela clique em Procurar arquivos alterados depois em Iniciar.

Quando terminar a verificação clique em Configurações depois em exibir log e veja o que foi feito.
Vale a pena...

Hibernar para acelerar seu Windows

Desligar o computador toda noite é um bom método de economia de energia, mas não de tempo. O recurso de hibernação do Windows evita a demora ao sair e reiniciar o sistema operacional. Quando você precisa do micro de novo, ele restaura rapidamente qualquer aplicação que estava sendo executada no exato ponto em que
você a deixou. Infelizmente, nem todo computador é capaz de hibernar. Máquinas com sistema operacional Windows 9x com unidades de disco rígido FAT32, por exemplo, não podem.

•Como saber se seu sistema hiberna?

No Windows 2000 ou XP, faça o logon como administrador. Na Barra de Endereços de qualquer pasta ou janela do Windows Explorer ou no Internet Explorer, digite painel de controle\opções de energia (painel de controle\gerenciamento de energia, no Windows 98) e tecle Enter. Se a caixa de diálogo seguinte tiver uma guia Hibernar, você ultrapassou o primeiro obstáculo. Clique, então, nessa guia e
veja se sua máquina satisfaz os requisitos de Espaço em Disco para Hibernação.
Por fim, marque a caixa Ativar o Suporte à Hibernação e veja se não recebe nenhuma mensagem de erro. Da próxima vez que abrir o menu Iniciar e escolher Desligar (no Windows 98, Me ou 2000), selecione a opção Suspender o Funcionamento do Computador na caixa de diálogo Desligar o Windows e clique em OK.

No Windows XP, escolha Iniciar/Desligar o Computador e pressione a tecla Shift para transformar o botão Em Espera no botão Hibernar. A configuração Em Espera não desliga o sistema completamente, como faz a hibernação. É um modo de consumo de energia reduzido, muito útil quando você vai se afastar do computador por
algum tempo. O ganho é sensível.
¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨
Como resolver a duplicação de drives de CD-ROM no Windows 98?

Quando você consulta o Windows Explorer, pode vê listados dois drives de CD-ROM, embora sua máquina só tenha um. Pior: quando você tenta acessar qualquer uma das duas unidades, o sistema trava.
Calma, não aconteceu nenhum milagre de multiplicação dos drives. Simplesmente, os drivers de modo real do CD-ROM estão convivendo em duplicidade com os drivers de 32 bits do Windows 98. Para desfazer a confusão, basta desativar os drivers de
modo real. Siga os passos abaixo:

•1. clique em Iniciar/Executar;
•2. digite sysedit para abrir o Editor de Configuração do Sistema.
O editor exibe múltiplos documentos, um para cada arquivo de configuração do Windows.
•3. na janela do Autoexec.bat, localize a linha que carrega os drivers de modo real do CD-ROM. Ela é semelhante à seguinte:
c:\windows\command\mscdex.exe /d:mscd001
•4. no início dessa linha, escreva o comando rem, seguido de um espaço. Assim:
rem c:\windows\command\mscdex.exe /d:mscd001
•5. agora, passe à janela Config.sys e localize no texto do arquivo uma linha similar a esta: device=c:\cdrom\cdrom.sys /d:mscd001
•6. faça a mesma coisa: digite o comando rem seguido de espaço no início dessa linha;
•7. salve as modificações e feche o editor;
•8. reinicie o micro e o CD-ROM voltará a ser um só.


1) Remova os efeitos "especiais"

Por padrão, a área de trabalho do Windows XP é toda incrementada: a seta do mouse e os menus são sombreados, o conteúdo das janelas aparece quando elas são arrastadas e por aí vai. Essas "frescuras" exigem mais do computador. Se você não se importa em ter um desktop sem graça, mas rápido, desabilite esses efeitos:

# Clique com o botão direito no ícone Meu Computador e abra o item Propriedades;

# Na aba Avançado, dentro de Desempenho, clique em Configurações;

# Na aba Efeitos Visuais, selecione a opção Ajustar para obter um melhor desempenho.

Dê Ok e pronto......

2) Desabilite as pastas ZIP

O Windows XP, por padrão, trata arquivos comprimidos no formato ZIP como pastas, mas deixa o sistema mais lento - é melhor utilizar programas como o WinZip e o WinRar. Para desabilitar o acesso direto às pastas ZIP, faça o seguinte:

# Vá em Menu Iniciar -> Executar e digite "regsvr32 /u zipfldr.dll" (sem as aspas).

Você deverá ver uma caixa de texto com a mensagem "DllUnregisterServer em zipfldr.dll teve êxito" como confirmação do registro.

4) Faça uma faxina no disco rígido

# Abra o programa, em Menu Iniciar -> Programas -> Ferramentas do Sistema -> Limpeza de disco;

# Selecione todos os itens que julgar que devem ser apagados. Aproveite e remova programas que você não usa com freqüência.

São necessários 300 MB de espaço livre para o Windows funcionar bem

Muitos pais sofrem um dilema: ao mesmo tempo em que querem dar aos filhos acesso ao maravilhoso mundo de informações da Internet, temem por essa mesma quantidade de informações. Pois se na rede há muito conteúdo que choca até os adultos, o que dizer das crianças? A preocupação é tanta que até projetos de lei tentando obrigar a implantação de filtros de conteúdo nos softwares de navegação e de sistema já foram criados.

O deputado Leonardo Monteiro (PT-MG) propôs o PL 1.264/2003, que "determina o fornecimento obrigatório de programas ou rotinas que implementem mecanismos de controle do acesso de crianças e adolescentes a redes de computadores destinadas ao uso do público, inclusive a Internet". Em seu artigo 3º, o projeto prevê: "Os fornecedores de sistemas operacionais e de programas de acesso e navegação (...) deverão colocar, à disposição dos usuários, programa ou rotina, de fácil identificação e utilização, que permita o controle do acesso de crianças e adolescentes a endereços de sítios da rede que ofereçam material inadequado à sua faixa etária".

O que poucos pais sabem, e o deputado também parece desconhecer, é que os navegadores em geral já possuem filtros de conteúdo há algum tempo. O Internet Explorer (IE), por exemplo, usado por cerca de 90% dos internautas no mundo para acessar a Internet, vem com um mecanismo próprio, desenvolvido para controlar o acesso a conteúdos críticos na Internet. Nas versões mais recentes do navegador (5.01 em diante), basta clicar em Ferramentas/Opções da Internet/Conteúdo e ativar o "Supervisor de conteúdo". Com isso, você chegará à seguinte tela:

Nesta área é possível escolher entre cinco níveis de linguagem, nudez, sexo e violência que os usuários podem acessar. O primeiro nível (0) é a ausência destas atividades (ou gírias inofensivas, no caso da linguagem). O último nível (4) é o das atividades explícitas. Na aba "Sites aprovados" é possível criar uma lista personalizada de sites e páginas que são permitidos ou proibidos. Na aba "Geral" escolhe-se uma senha para o supervisor de conteúdo, para impedir que outras pessoas mudem as configurações de acesso programadas. Nesta tela também é possível escolher sistemas de classificação, que nada mais são do que a interação entre um software e listas de conteúdo, aprovado ou desaprovado, de acordo com vários critérios baseados em diferentes faixas etárias. Uma espécie de pré-seleção feita por empresas e organizações especializadas.

A integração de um bom sistema de classificação às funcionalidades do navegador pode trazer um eficiente controle de conteúdo. O Internet Explorer 6.0 suporta três sistemas de classificação: Internet Content Rating Association (ICRA), SafeSurf e Entertainment Software Rating Board Interactive (ESRBI).

A última aba, "Avançado", permite modificar as configurações e acrescentar novos sites aprovados ou não, importando arquivos criados com as chamadas Regras PICS (Platarforma para Seleção de Conteúdo na Internet., na sigla em inglês). Trata-se de uma linguagem elaborada pelo Consórcio WWW (W3C), a qual define as regras de classificação de conteúdo na Internet e é seguida por vários softwares usados para esse fim.

É bom ter em conta que estes softwares não são perfeitos e possuem certas limitações. Para quem acessa sites brasileiros, o idioma é uma das primeiras barreiras, já que o inglês é a língua franca nestes sistemas e poucos sites nacionais estão classificados. Outro problema são os bloqueios indevidos, que fazem com que um site útil sobre orientação sexual ou AIDS, por exemplo, possa ser classificado como inadequado devido ao uso de palavras referentes a sexo.

Porém, para o uso doméstico por pais preocupados com o que seus filhos acessam na Web, os filtros de conteúdo do IE podem ser uma "mão na roda". Principalmente se os pais criarem sua própria lista de sites "proibidos" e a adicionarem às regras do navegador. Uma última dica: se o computador for usado por toda a família, o adulto responsável pela máquina deve desativar o Supervisor de conteúdo para navegar, caso contrário estará sujeito às mesmas restrições impostas aos filhos. Mas ao encerrar a sessão, não deve esquecer de ativar novamente o Supervisor.
Faça sua voz anunciar a chegada de novo e-mail.
________________________________________
Vai aqui uma dica que é facil, mas pouca gente faz, para o Outlook, avisar você com sua voz (do dono do PC), quando chega uma mensagem de e-mail. Basta seguir os passos:

1- primeiro você precisa gravar a mensagem que você quer:

Clique na ordem: iniciar, programas, acessórios, entretenimento, gravador de som.

Tenha um microfone ligado ao micro, aperte a bolinha vermelha do gravador e faça a sua mensagem.

2- Salve a mensagem na pasta "media" que está no Windows.

Se você está usando o XP, é fácil: abra o Explorer, vá na pasta Windows, lá em baixo, abra a pasta e ache o "media". É nesta pasta que vc vai salvar sua gravação.

Uma vez feito isto, vamos para a próxima:

3- Clique, na ordem: Iniciar/painel de controle/sons e dispositivos de áudio. Vai abrir uma janela.

Clique em sons. Este é um dispositivo que permite a você acrescentar sons para várias tarefas que o Windows executa, elas estão inclusive listadas.

Vá em eventos de programa, clique uma vez em cima do evento, que vai ficar azul.

Se não tiver um alto-falante do lado esquerdo, vai aparecer embaixo "nenhum"; nesse caso vá em procurar logo ao lado, abra a pasta media, ache o que você gravou e pronto.

Esta pasta "media" já traz uma série de opções de sons, para você ver uma mostra é só clicar na setinha preta que está ao lado de procurar, lá embaixo da janela.

Parece complicado mas depois que pegar o jeito, vai ver que dá para se divertir, além de também ser útil. Bom proveito!

Comentário:
Realmente é interessante alterar os eventos de som. Faltou lembrar que o exemplo citado (avisar quando chega a mensagem de e-mail) é o evento "Notificação de Mensagem Nova".


manter o computador limpo e organizado
________________________________________
Muitos não gostam de instalar programas para mexer em seus arquivos. Realmente, há certo risco e muitas vezes tais programas podem apagar o que não devem. Para quem gosta de saber tudo que acontece com seus arquivos, selecionamos algumas dicas para você mesmo manter tudo limpo e em ordem.

1) Limpe o cache do seu navegador

Os navegadores mantêm um registro de todas as páginas visitadas, chamado cache. As páginas e imagens são salvas para que quando o usuário voltar, o carregamento seja mais rápido. Entretanto, esses arquivos não servem para coisa alguma além disso, sendo, portanto, dispensáveis.

Para apagar o cache no Internet Explorer, vá no menu "Ferramentas" e clique em "Opções da Internet". Em arquivos temporários, clique em "Excluir cookies" e em "Excluir arquivos", confirmando com o OK quando abrir uma janela.

Caso você use o Firefox 1.5, pressione simultâneamente as teclas Ctrl, Shift e Delete. Um menu se abrirá. Deixe selecionada somente a opção "Browser History" e clique em "Clear private data now".

2) Apague arquivos .tmp

Arquivos .tmp são criados por programas para uso temporário. Tais arquivos podem sempre ser apagados. Como regra geral, se é .tmp, pode ir fora.

Pode acontecer de o Windows avisar que o arquivo está em uso. Neste caso, feche todos aplicativos ou reinicialize o sistema e tente novamente.

3) Remova aplicativos desnecessários na inicialização

Abra o Menu Iniciar -> Executar e digite msconfig;

Vá até a aba Inicializar e desmarque todos os programas que não precisam ser carregados ao ligar o computador. Cuidado para não desmarcar aplicativos importantes, como o antivírus. Remova somente aqueles que você conhece.

4) Faça uma faxina no disco rígido

Abra o programa, em Menu Iniciar -> Programas -> Ferramentas do Sistema -> Limpeza de disco;

Selecione todos os itens que julgar que devem ser apagados. Aproveite e remova programas que você não usa com freqüência. São necessários 300 MB de espaço livre para o Windows funcionar bem.

5) Desfragmente o seu disco rígido

Se você costuma instalar e remover programas ou apagar muitos arquivos, faça uma vez por mês uma desfragmentação do disco rígido. Com essa tarefa, o HD organiza os dados no disco, facilitando a sua leitura. Para fazer a desfragmentação, vá em Menu Iniciar -> Programas -> Ferramentas do Sistema -> Desfragmentador de disco. No programa que será aberto, aperte no botão Desfragmentar.

6) Mantenha o sistema sempre atualizado

Faça sempre as atualizações do Windows e mantenha os drivers de seus componentes em dia. Drivers atualizados podem ter um desempenho significativo no sistema. Para atualizar o Windows, vá no endereço http://windowsupdate.microsoft.com/. Para atualizar seus componentes, consulte a documentação e o site dos fabricantes.



Restauração do Sistema
Sempre que seu computador estiver em ordem ou acabou de instalar alguns programas novos, crie um ponto de restauração no Windows.

Para quem não sabe ele server de maneira que por exemplo, você cria um ponto de restauração hoje, caso seu pc seja infectado com um vírus cabuloso amanhã e você não consiga removê-lo, é só iniciar no último ponto de restauração que seu pc vai estar sem vírus e do jeito que estava( caso tenha instalado algum programa depois do último ponto de restauração ele não será recuperado.

Para criar um ponto vá em:
Iniciar - Programas - Acessórios - Ferramentas do Sistema - Restauração do Sistema - Criar um Ponto de Restauração e escrever o descrição.

Caso depois tenha problema e queira restaura-lo, siga as mesmas opções e marque a opçao Restaurar o computador mais cedoe clique na data do último ponto de restauração.

Nenhum comentário: