quarta-feira, 15 de agosto de 2007

O que é um HACKER ?


A palavra HACKER significa "fuçar" e era usada para se referir a alguém que por curiosidade ou necessidade, ia além dos livros ao lidar com um computador. Os principais produtos da informática, incluindo o computador pessoal, são o resultado do trabalho de algum HACKER do passado.

Com a popularização da Internet, técnicas hacker do tipo FAÇA VOCÊ MESMO foram disseminadas e surgiu um tipo de hacker que é o mais comum atualmente, o SCRIPT KIDDIE. Podemos encontrá-lo em dois grupos: o primeiro é o de adolescentes virgens, com bastante tempo livre, conexão rápida com a Internet e pais ausentes. Infernizam a vida de diretores de colégio e suas principais atividades incluem: descobrir a senha dos professores, alterar boletins de nota, ler o E-Mail dos outros alunos e professores, hospedar páginas falando mal de algum colega de turma e usar a rede da escola para trocar músicas, jogos e fotos de mulheres nuas. A imprensa não se interessa por este tipo de hacker, a polícia menos ainda. Só quem está no meio escolar é que sabe o tamanho do problema.

O outro grupo de SCRIPT KIDDIE é formado por jovens entre 20 e 30 anos que usa as técnicas hacker para: fazer ligações telefônicas na linha de terceiros e clonar linhas de telefones celulares (quem sabe a sua ?), comprar pela Internet usando cartões de crédito clonados ou números gerados por softwares de validação de cartões de crédito (quem sabe o seu ?), proteger empresas em troca de uma taxa mensal (máfia hacker) e desviar dinheiro de contas corrente (por que você acha que os bancos implantaram o tecladinho virtual e as letras de acesso ?).

A conclusão a que chegamos é que o significado da palavra HACKER (fuçador, curioso) tem mudado desde quando surgiu pela primeira vez no início dos anos 70. Primeiro designava "aquele que entende muito de informática, a ponto de criar o próprio computador e os próprios programas". Isto em uma época em que programas para computador quase não existiam. Já nos anos 80 e 90 HACKERS passaram a usar seus conhecimentos para o mal e passaram a ser tratados como "pessoas perigosas". Houve ataques a pessoas, empresas e órgãos do governo norte americano, causando prejuízo de milhões de dólares. A consequência é que atualmente as punições mais rigorosas contra crimes digitais são a dos Estados Unidos. A simples invasão de um computador, mesmo acidentalmente, é motivo de processo nos EUA. No Brasil não chegamos a este ponto (ainda).

O Brasil é um dos países que possui o maior número de hackers em atividade no mundo. A legislação sobre crime digital é precária e falha. A maior parte dos legisladores é formada por pessoas com pouca ou nenhuma intimidade com computadores. O mesmo ocorre com a polícia. Tente ir a uma delegacia registrar uma queixa sobre invasão de sua caixa de E-Mail.

Nenhum comentário: